Sopa Fria de Beterraba com Maçã

Eu acho que uma boa sopa fria é tão ou mais gostosa que a quente, ainda mais quando o calor está muito intenso.  E procurando por receitas interessantes de sopas frias, encontrei essa, de beterraba com maçã, no livro "200 Super Soups (All Colour Cookbook)", de Sara Lewis. Fiquei encantada, não somente com a bela cor, mas também com a combinação de sabores. E posso afirmar que o resultado não me decepcionou, é ma-ra-vi-lho-sa. Foi como saborear a entrada, o prato principal e a sobremesa, tudo ao mesmo tempo, divinaaaa. Para quem gosta de beterraba como eu, vai enlouquecer com o sabor surpreendente desta sopa, pois é incrível!!  

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite
1 cebola roxa picada
500g de beterraba crua e sem casca, cortada em cubinhos
375g de maçã sem casca e sem sementes, cortada em cubinhos
1,5L de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto
 
Preparo: em uma panela grande aqueça o azeite, adicione a cebola e deixe refogar, em fogo baixo, por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a beterraba, a maçã e o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Tampe parcialmente a panela e deixe cozinhando por cerca de 45 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que a beterraba esteja macia. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Bata no liquidificador até virar um purê, ajuste o tempero, caso necessário e leve à geladeira por cerca de 3-4 horas. No momento de servir finalize com creme de castanha de caju, maçã picada e um tiquinho de melado.  

Para fazer o creme de castanha de caju, deixe as castanhas de molho, por no mínimo duas horas, descarte a água do molho e bata as castanhas no liquidificador com água filtrada. Acrescente a água aos poucos até atingir uma textura um pouco espessa, tipo um creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Comentários